quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SETE E ENIGMAS = TUDO A VER

Você gosta de enigmas? Se a sua resposta for SIM, continue a leitura; se for NÃO, pode parar por aqui mesmo, pois este blog é dedicado aos enigmas, charadas e quebra-cabeças, pois essa é a marca registrada de um “SETE”.

Um “SETE” é um caçador de enigmas, especialmente enigmas bíblicos; é um estudioso desse tipo de coisa; é um especialista nisso; é um incansável pesquisador dos profetas hebreus, que crê firmemente que Deus falou através dos videntes de Israel e que o tempo atual está cumprindo centenas dessas profecias. É alguém que espera para breve a implantação do Reino de Deus na terra, que acontecerá na Segunda Vinda de Jesus Cristo. Por que esse gosto por enigmas? Na verdade, isto é mais bíblico do que imaginamos. O primeiro a gostar de enigmas é Deus, O Único, Aquele que criou o Universo. Por que chamamos de “SETE” aquele que estuda e cultiva a cultura dos enigmas? Porque a maioria dos enigmas bíblicos está relacionada ao número 7 (veja o site oficial do Arquivo7 para mais detalhes – www.arquivosete.webs.com). Além do mais, há uma curiosidade interessante em nossa língua portuguesa. Pelo número de ordem das letras do nosso alfabeto, as palavras seguintes tem o mesmo valor:

E N I G M A
5 + 14 + 9 + 7 + 13 + 1 = 49 (7 x 7)

D E U S
4 + 5 + 21 + 19 = 49 (7 x 7)

S E T E
19 + 5 + 20 + 5 = 49 (7 x 7)


A palavra “ENIGMA” aparece 18 vezes na Bíblia, numa versão moderna (Almeida Revisada), nos seguintes livros:

• Números – uma vez;
• Juízes – 8 vezes;
• I Reis – uma vez;
• II Crônicas – uma vez;
• Salmos – 2 vezes;
• Provérbios – uma vez;
• Ezequiel – uma vez;
• Daniel - 2 vezes;
• I Coríntios – uma vez.

O que chama atenção aí? É que o único livro onde mais aparece a palavra “ENIGMA” é justamente em Juízes, o 7.º livro da Bíblia.

A palavra “ENIGMA” aparece pela 7.ª vez justamente no 7.º livro da Bíblia, e ao lado das palavras “SETE DIAS” e “SÉTIMO DIA”. Veja isso:

“ASSIM ELA CHORAVA DIANTE DELE OS SETE DIAS EM QUE CELEBRAVAM AS BODAS. SUCEDEU, POIS, QUE AO SÉTIMO DIA LHO DECLAROU, PORQUANTO O IMPORTUNAVA; ENTÃO ELA DECLAROU O ENIGMA AOS FILHOS DO SEU POVO.” (Juizes 14.17).

Outro tipo de enigma bíblico são as parábolas. Existem até mesmos alguns versículos onde as duas palavras (enigmas e parábolas) aparecem juntas.

“INCLINAREI OS MEUS OUVIDOS A UMA PARÁBOLA; DECIFRAREI O MEU ENIGMA AO SOM DA HARPA.” (SALMOS 49.4).

“ABRIREI A MINHA BOCA NUMA PARÁBOLA; PROPOREI ENIGMAS DA ANTIGÜIDADE...” (SALMOS 78.2)

“...PARA ENTENDER PROVÉRBIOS E PARÁBOLAS, AS PALAVRAS DOS SÁBIOS, E SEUS ENIGMAS. “ (PROVÉRBIOS 1.6)

“TAMBÉM FALEI AOS PROFETAS, E MULTIPLIQUEI AS VISÕES; E PELO MINISTÉRIO DOS PROFETAS USEI DE PARÁBOLAS.” (OSÉIAS 12.10).

Que tal? Lembre-se: Se você não ocupar sua mente com coisas puras e interessantes, o diabo vai enchê-la de pensamentos imundos e mensagens destrutivas.

Se você gosta de enigmas, mistérios, charadas, quebra-cabeças e curiosidades, vai se sentir à vontade neste blog.

Nenhum comentário: