quarta-feira, 13 de junho de 2012

A MEDIDA PERFEITA – PARTE 1


Matematicamente falando, o que é uma RAZÃO?
É uma forma de se realizar a comparação de duas grandezas. Para isso é necessário que as duas estejam na mesma unidade de medida.
E o que é uma PROPORÇÃO?
Simplesmente, é a igualdade entre as razões.
Como o exemplo é a melhor explicação, vejamos um caso envolvendo duas salas de aula:
- Na sala A existem 3 meninos para cada 4 meninas. Portanto, a razão entre meninos e meninas é ¾.
- Na sala B existem 6 meninos para cada 8 meninas. Conseqüentemente, a razão entre meninos e meninas é de 6/8.
Será que a razão entre meninos e meninas entre as duas salas é exatamente igual? É fácil descobrir.
3 dividido por 4 é igual a 0,75 e 6 dividido por 8 também é igual a 0,75. Portanto, a razão entre meninos e meninas nas salas A e B é a mesma. Isso significa que existe uma PROPORÇÃO entre as duas salas.
Se, por acaso, na sala B tivesse 5 meninos para cada 7 meninas, a razão seria 5/7, ou seja, 0,71 (diferente de 0,75, isto é, sem nenhuma proporção com a sala A). Aonde queremos chegar com essa matemática que aprendemos (ou deveríamos ter aprendido) no Ensino Fundamental?
Imagine dois pontos quaisquer (que chamaremos de A e B).
Trace uma linha entre os dois pontos.
A__________________________________B
Agora vamos criar um terceiro ponto (chamaremos C), entre A e B. Há inúmeras possibilidades entre A e B. Em outras palavras: podemos colocar o ponto C em qualquer lugar entre A e B. Por exemplo:
A_________________C_________________B
Bem, colocamos o C bem no CENTRO. Mas será que o MEIO da linha é o ponto mais HARMONIOSO para criarmos o ponto C? É fácil descobrir.
Podemos afirmar que a RAZÃO entre AB e AC é a mesma de AC e CB?
Ou seja: Podemos afirmar que AB está para AC assim como AC está para CB?
É fácil provar que não, pois AB é exatamente o DOBRO de AC, e AC tem a mesma medida que CB.
Se fôssemos medir a linha entre A e B, será que:
- A medida AB dividida por AC seria a mesma que AC dividida por CB? Claro que não! Mas será que existe algum ponto entre A e B de modo a gerar essa proporção mágica?
Sim, existe e foi descoberta pelo grande matemático grego Euclides, há 2.500 anos.
Em sua obra mais famosa, OS ELEMENTOS, Euclides escreveu: “Diz-se que uma linha reta é cortada na razão extrema e média quando, assim como a linha toda está para o maior segmento, o maior segmento está para o menor.”
Em outras palavras, Euclides encontrou um ponto entre A e B que divide exatamente a linha numa proporção perfeita entre os três pontos (A, B e C). Veja a linha seguinte:
A________________C__________B
Você pode não acreditar, mas a letra C está justamente no local exato que coloca os três pontos (A, B e C) numa proporção perfeita. Dessa forma, podemos afirmar com certeza que a razão entre AB e AC é a mesma que AC e CB.
Mas, você pode estar impaciente e se perguntando: Sim, e daí? O que esta aula de matemática envolvendo razões e proporções está fazendo num blog sobre estudos bíblicos? Um pouquinho mais de paciência e você entenderá.
Qualquer que seja o tamanho da linha, se estiver na proporção perfeita e se você dividir AB por AC e AC por CB terá o mesmo resultado: 1,618033988...
Esse número tem intrigado os matemáticos durante muitos séculos. Como representa uma medida especial, o número 1,618 passou a ser conhecido como A MEDIDA PERFEITA, A PROPORÇÃO DIVINA, A SEÇÃO ÁUREA, A RAZÃO DOURADA, O NÚMERO DE OURO, etc.
Mas talvez você esteja prestes a abandonar a leitura deste texto, pois não está vendo nenhum sentido nisso, não é mesmo? Só mais um pouquinho de paciência.
Se esse número aparecesse somente nos frios cálculos matemáticos não chamaria a atenção de mais ninguém, a não ser de matemáticos “tarados” por cálculos. Mas, talvez na falta do que fazer, alguns matemáticos descobriram que:
- No corpo de um ser humano de estatura normal, a medida de comprimento entre a cabeça e os pés dividida pela distância entre os pés e o umbigo é exatamente 1,618 ou aproximado. Em outras palavras: se os pés representam a letra A e a cabeça a letra B, o umbigo fica exatamente na mesma posição que a letra C da linha que desenhamos anteriormente.
Mas essa mesma proporção é encontrada em outras partes do nosso corpo. Por exemplo:
- A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça; a medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax; a medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo; o tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta; etc.
O grande inventor e sábio italiano Leonardo Da Vinci se interessou tanto por isso que fez um desenho (hoje famoso), mostrando essa proporção misteriosa em várias partes do corpo humano (pesquise por aí o quadro intitulado “O HOMEM VITRUVIANO”).
Confrontados com essa maravilha matemática muitos sábios (especialmente pintores e arquitetos) passaram a criar suas obras tomando essa medida como base. Uma rápida olhada por aí é suficiente para percebermos o quanto a Humanidade aprecia uma figura de forma retangular. Não somente quadros, mas outras coisas (como um simples cartão de crédito) têm a forma retangular. Usando a chamada Proporção Divina, muitos estudiosos passaram a acreditar que um retângulo (cujo comprimento dividido pela altura seja equivalente a 1,618) é o mais agradável aos olhos humanos. Apesar de muitos contestarem tal pensamento o fato é que a humanidade possui um fascínio misterioso por figuras ou objetos retangulares, especialmente se estão na proporção 1,618.
Só para se ter uma idéia, voltando ao cartão de crédito, divida seu comprimento (5 cm) por sua altura (3 cm), e o que você terá? 1,66666... (bem próximo da Proporção Divina). Essa figura geométrica passou a ser chamada de RETÂNGULO ÁUREO.
Meus amigos, esse número está tão relacionado ao Universo que Platão o denominou “A Chave do Cosmos”. Essa constante matemática é chamada atualmente de NÚMERO PHI, simbolizada pela letra grega PHI. A razão disso é devido a uma homenagem ao grande arquiteto grego Phídeas. E o que esse Phídeas tem a ver?
Ele é conhecido mundialmente pela construção do Parthenom, o famoso templo grego. Acontece que toda (ou quase toda) a construção foi elaborada seguindo-se as medidas áureas. Procurem uma foto do Parthenom e verão que as medidas usadas em sua construção obedecem à Regra Áurea. É verdade que muitas das medidas não são exatas, mas sempre se aproximam do número 1,618.
Dizem que até os egípcios usaram essa medida na construção das pirâmides, mas alguns estudiosos contestam.
Porém, é inegável que muitos pintores renascentistas passaram a usar essa medida em suas obras. Leonardo Da Vinci é um bom exemplo. Entretanto, o mais impressionante de tudo isso é que esse mesmo número áureo é encontrado na natureza (principalmente no corpo humano). Outros exemplos:
- Nas sementes dos girassóis. A proporção em que aumenta, o diâmetro das espirais de sementes é igual à razão áurea.
- Muitas árvores seguem misteriosamente esse padrão. Ou seja, em muitas delas seus galhos crescem na razão áurea.
- Em qualquer colméia do mundo a proporção entre as abelhas fêmeas e machos é igual à razão áurea. Essa medida aparece também nas escamas dos peixes, presas de elefantes, chifres de carneiros, etc. (Mais detalhes veja um estudo em slides intitulado “A MEDIDA PERFEITA”, em 3 partes, acessível para download no blog Arquivo7).
EM BUSCA DE UM SIGNIFICADO TEOLÓGICO
Por que essa medida perfeita vale 1,6? Por que não 1,5 ou 1,7 ou 1,8 ou até mesmo 2,6, etc.? Se o Universo é regido por leis matemáticas perfeitas e muitas delas estão relacionadas com a Proporção Divina, temos que perguntar: O que será Deus quer nos dizer com isso?
Galileu declarou certa vez que "a Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo". E se o Universo é regido por leis matemáticas criadas por Deus, ninguém deveria se surpreender quando encontra a assinatura de Deus em toda a natureza. Quem está acostumado com as pesquisas do Arquivo 7, sabe que, na Numerologia Bíblica, o número 1 simboliza Deus e o número 6 simboliza o homem ou a Criação.
De acordo com a Bíblia existe um abismo, uma separação entre a Criação e o Criador, entre o homem e Deus, como disse o profeta Isaías:
“... mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus;” (Isaias 59.2). Escrevendo isso matematicamente, temos: 1,6.
Temos aqui 1 e 6 separados por uma vírgula. Digamos, por um momento, que essa vírgula simbolize a barreira, o muro entre Deus e o homem. Jesus Cristo veio para remover essa vírgula e fazer novamente a ligação entre o homem e Deus. Isso é ter a imaginação fértil demais?
Se JESUS veio unir o homem a Deus, significa que veio transformar a VÍRGULA em CRUZ. Agora, em vez de 1,6, temos: 1 + 6, gerando o 7. Por essa razão o número 7 aparece bastante na Bíblia (e muitas vezes relacionados à ALIANÇA ENTRE DEUS E O HOMEM). Você pode até achar que isso é fantasia de fanático religioso, mas tem que reconhecer que faz sentido.
Se Jesus veio unir o homem a Deus, vejam só isso. O valor numérico do nome de JESUS em grego é 888, e a palavra CRISTO tem o valor de 1480. Se dividirmos CRISTO por JESUS, isto é, 1480 por 888, teremos o quê?
1480 / 888 é igual a 1,6666666666666666666...
É interessante que, se fizermos essa conta numa calculadora qualquer, teremos como resposta: 1,6666666666666666666666666666667. Ou seja, o número 1, um punhado de números 6 e um número 7 no final da fila.
É como se tivesse escrito: DEUS (1), HOMEM PECADOR (66666666...), HOMEM REGENERADO (7).
Querem mais? O valor numérico de JESUS CRISTO é 2368. Bem, divida 2368 por 1480, isto é: JESUS CRISTO por CRISTO. O resultado é:
2368 / 1480 é igual a exatamente 1,6.
Em outras palavras: JESUS CRISTO está para CRISTO, assim como CRISTO está para JESUS.
Quando Deus ordenou a Moisés que fizesse a Arca da Aliança, disse qual seria a medida dela:
Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.” (Êxodo 25.10)
Veja que interessante: comprimento de 2 côvados e meio, largura e altura de um côvado e meio. Um côvado é igual a aproximadamente meio metro. Bem, observem: 2 e meio dividido por 1 e meio é igual a.....................................
1,6666666666666666666666666666667
Ou seja, as proporções da Arca da Aliança são próximas da Razão Áurea e iguais à proporção dos valores numéricos do nome de Jesus em grego. Apenas coincidências?
A tampa da Arca era chamada Propiciatório, onde o sangue do cordeiro era derramado para perdão dos pecados. A medida do Propiciatório era a mesma da Arca.
“Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.” (Êxodo 25.10)
A Bíblia ensina que o Propiciatório simboliza Jesus morrendo por nós.
“... sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos.” 
(Romanos 3.25)
“E ele (JESUS) é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” 
(1 João 2.2)
Agora, olhem as medidas do Altar do Holocausto, onde o cordeiro era sacrificado.
“Farás também o altar de madeira de acácia; de cinco côvados será o comprimento, de cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e de três côvados a altura.” 
(Êxodo 27.1)
Apesar de quadrado (5 côvados o comprimento e a largura), a altura era de 3 côvados. Isto significa o que? A razão entre o comprimento (ou largura) do altar com sua altura é de exatamente:
1,6666666666666666666666666666667
Novamente ele, o nosso velho conhecido.
A Arca de Noé é um outro símbolo de Cristo (Aquele que nos abriga diante de todas as tempestades da vida). Quais as medidas dela?
Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinqüenta e a sua altura de trinta.” (Gênesis 6.15).
Observem a largura (50 côvados) e a altura (30 côvados). A razão entre 50/30 é ...
1,6666666666666666666666666666667
Não é sem razão que o profeta Isaias declara que Deus é “Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com pesos e os outeiros em balanças,...” (Isaias 40.12).
Moacir R. S. Junior - morganne777@hotmail.com

Nenhum comentário: