sexta-feira, 9 de julho de 2010

O DESAFIO DO CÓDIGO GÊNESIS - QUEM É CAPAZ DE RESPONDER?

Arquivo7 apresenta: O DESAFIO DO CÓDIGO GÊNESIS

Antes de qualquer coisa, NUMERE AS LETRAS DO NOSSO ALFABETO DA SEGUINTE FORMA:

A-01
B-02
C-03
D-04
E-05
F-06
G-07
H-08
I-09
J-10
K-20
L-30
M-40
N-50
O-60
P-70
Q-80
R-90
S-100
T-200
U-300
V-400
W-500
X-600
Y-700
Z-800

Os antigos hebreus e gregos numeraram seu alfabeto dessa forma a fim de realizarem cálculos matemáticos, pois eles não possuíam os símbolos para os algarismos que temos hoje (qualquer livro sobre a História da Matemática explica isso muito bem). Bem, vamos ao desafio.

Tudo deve girar em torno de três números especiais.

Objetivo do desafio: elaborar uma frase recheada de padrões matemáticos nos quais se destaquem 3 números especiais, que chamaremos de:

- “número X”,
- “número Y” e
- “número Z”.

Detalhes:
- O número Y é o inverso do número X;
- O número Z pode ser qualquer um maior que 5,
- Mas o número X tem que ser maior que 30.

Crie uma frase lógica (mais de 5 palavras e acima de 20 letras) sobre qualquer assunto, sendo que:


01 - A quantidade de letras e de palavras deve ter o mesmo fator numérico (número Z) e a quantidade de letras tem que ser o triangular da quantidade de palavras.

* Lembrando que um NÚMERO TRIANGULAR é todo número que é a soma de uma seqüência, a partir do número 1. Ex,: 6 é triangular, pois é a soma de 1 + 2 + 3.

02 - O valor total da frase tem que ser um número triangular.

03 – O “número Z”, convertido em número binário tem que ser múltiplo exato do “número X”.

04 - A soma total dos valores escolhidos deve dar um valor que seja o resultado da multiplicação de um número de dois algarismos pelo seu inverso (e que seja um número acima de 30, não se esqueça). Esse será o “número X” multiplicado pelo seu oposto, o “número Y”.

05 - O número X e seu oposto (número Y) devem ser números primos; a ordem deles no conjunto dos primos deve ser um valor que também seja o inverso do outro; e, juntando-se os dois valores de ordem, devem formar um número que seja múltiplo exato do número X. Complicado?

06 - Os valores totais, lado a lado, deverão formar um único número QUE DEVE SER DIVISIVEL EXATO pelo “número X”.

07 - Retire um algarismo de cada grupo de valores, e os que restarem devem ainda ser divisores exatos do “número X”.

08 - Retire novamente mais um algarismo de cada grupo, e os que restarem ainda devem ser divisores exatos do “número X”.

09 - Crie um personagem, um herói, e faça com que: O nome dele seja formado por duas palavras (tipo JOÃO PEDRO) e que o valor de cada uma seja um múltiplo exato do “número X”;

10 - Que a soma dos algarismos que formam os dois nomes do seu herói, seja exatamente igual ao número X.

11 - Todos os valores da frase criada por você, lado a lado, devem formar um múltiplo exato do valor numérico do nome do seu herói.

12 - Subtraia o “número X” do valor total de sua frase e o resultado deve ser três vezes igual ao valor numérico do nome do seu herói.

13 - Pegue o valor total de sua frase e divida em duas partes. Eleve cada parte ao cubo e o resultado deve ser a multiplicação do triangular do “número Z” pelo triangular do “número X”.

14 - Multiplique os valores das palavras um pelo outro. O resultado, divida em grupos de 3 algarismos e some uns com os outros. O total deve ser exatamente igual ao valor original da sua frase.

15 - Junte todos os valores das palavras da frase, coloque os algarismos em ordem crescente, divida em grupos de 3 e some cada um. O total tem que ser exatamente igual ao valor total da frase.

16 - Multiplique os valores das palavras um pelo outro. O resultado, divida em grupos de 3 algarismos e coloque em ordem crescente. Divida em grupos de 3 e some. O total deve ser exatamente igual ao valor do nome completo do seu herói.

17 - O valor total de sua frase tem que ser um ANAGRAMA da quantidade total de possibilidades que os números escolhidos podem se combinar.

18 - A soma do maior valor com o menor (encontrado nas palavras de sua frase) deve resultar num valor que seja divisível exato pelo número X.

19 - Os algarismos que aparecem no valor total de sua frase devem formar, pelo menos, quatro números triangulares.

20 - O valor total de sua frase tem que ser um número capaz de obedecer a seguinte fórmula:
ab x ba = cdef
cdef + fedc = abba
abba = b x b x bb

Ou seja:
O número X multiplicado pelo número Y será igual a um certo valor que, quando somado com seu inverso, resultará no número X juntinho ao número Y.
E eles dois juntinhos serão a multiplicação do número Z pelo número Z e pelo número Z juntinho a outro número Z. Complicado? O autor do Gênesis fez isso e muito mais.

21 – Destaque três substantivos principais de sua frase e faça com que a quantidade de letras das três palavras seja divisível exata pelo “número Z”;

22 - A soma dos valores dos três substantivos devem conter os mesmos fatores numéricos da soma do número de ordem (isto é, os números X e Z);

* VALOR DE ORDEM é o número da posição que a letra ocupa no alfabeto. Tipo: A1, B2, C3, etc.

23 - A soma dos números ímpares (dos três substantivos) deve ter os mesmos fatores numéricos dos números pares, ou seja, um número x ou z;

24 - A soma do quadrado dos algarismos que forma os valores das três palavras deve resultar num número divisível exato pelo número Z;

25 - Faça a mesma coisa (do item anterior) só que usando a soma dos cubos de cada algarismo;

26 - Faça com que o número da posição em que as três palavras se encontrem na frase, juntos, forme um número que seja um múltiplo exato do número Z.

27 - E faça com que a soma dos valores das 3 palavras com o número de letras resulte num valor divisível exato pelo número Z.

28 – Faça com que os valores das primeiras cinco palavras de sua frase seja um número capaz da seguinte proeza: mesmo que você misture os algarismos de 30 formas diferentes, o RESULTADO TERÁ SEMPRE DE SER O MESMO.

29 - Pegue alguns dos valores de sua frase e faça com que a soma do quadrado deles + o quadrado do nome do seu herói seja igual ao quadrado do segundo nome dele – um esquema igual ao TEOREMA DE PITÁGORAS.

Este é o famoso Teorema, cujo conceito mais popular estabelece que: o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados, chamados de catetos.

30 - Qualquer dos números-chave que você escolheu (X, Y ou Z) tem que estar relacionado, de maneira clara (sem manipulação), com alguma constante física universal. Em outras palavras: Encontre alguma constante física que seja bastante conhecida e cujo valor seja um múltiplo exato de alguns de seus números-chave.

31 – A soma dos valores de duas palavras de sua frase, tem que ser o triangular do “número X”.

32 – Esses dois valores, lado a lado, têm que ser o múltiplo exato do valor do nome completo do seu herói.

33 - Some todas as combinações que os valores de sua frase podem produzir, e o resultado total tem que ser um múltiplo exato do nome completo do seu herói.

34 – Pegue esse resultado total e converta em números binários. Inverta o número obtido e converta para números decimais. O resultado tem que conter a quantidade de letras da sua frase ao lado do “número x”

35 – O último número obtido (que contém a quantidade de letras de sua frase ao lado do “número x”) deve ser convertido em número binário, e este, ao contrário, deve ser exatamente igual ao valor total de sua frase, em números decimais.

36 – O “número X” tem que fazer parte do grupo dos “NÚMEROS ESTRELARES HEXAGONAIS”.

37 – E o “número Y” também.

Conceituando: Um número “Estrelar Hexagonal” é todo número que pode ser “desenhado” (com pontinhos, bolinhas, etc.) na forma de uma estrela hexagonal (isto é, de 6 pontas, tipo ESTRELA DE DAVI).

Fórmula matemática para se calcular os números estrelares hexagonais: 6n(n-1)+1

Uma dica: Abaixo de 1000 só existem 12 números estrelares hexagonais (e somente dois resolvem o enigma do Código Gênesis).

E então? Acha que isso é complicado demais, é absurdo, é impossível?

Bem, acredite ou não, os escritores da Bíblia escreveram usando tais artifícios numéricos. Como conseguiram fazer isso e por que? É algo que devíamos investigar melhor, não achas? De qualquer forma, o desafio está lançado e procuramos alguém inteligente, capaz de respondê-lo, especialmente aqueles que acham que a Bíblia é um livro antiquado e ultrapassado.

Observações importantes:

Para sermos justos, convém que você elabore a frase matemática solicitada no desafio nas mesmas condições em que Moisés se encontrava quando escreveu o livro de Gênesis:

01 – Não use calculadora eletrônica, pois ao que se saiba Moisés não possuía tal instrumento;

02 – Também não vale usar computador, pois acredito que essa máquina incrível não existia há 3.500 anos. (Mas é claro que você não vai resistir a tentação).

03 – Infelizmente você tem uma vantagem – Moisés, na sua época, conforme os estudiosos das línguas semíticas, tinha à sua disposição um fraco vocabulário formado por aproximadamente 8.000 palavras – Nossa língua é muito rica, há milhões de palavras diferentes, você tem incontáveis possibilidades de encontrar as palavras que se encaixem com o desafio.

04 – Outra vantagem a seu favor: Pelo que sabemos, os hebreus só foram atribuir valores ao seu alfabeto 200 anos antes de Cristo, ou seja, aproximadamente 1.200 anos depois de Moisés. Isso significa que Moisés apenas escreveu e outra pessoa, 12 séculos depois substituiu as letras por números e só 3.200 anos depois um matemático russo começou a descobrir essas “coincidências” numéricas. A vantagem para você é que terá o privilégio de criar a frase, já sabendo se os valores poderão combinar ou não. Mas tudo bem, vá em frente.

05 – Ao invés de você criar o herói (cujo valor numérico tem o mesmo fator da sua frase), peça para um amigo, morando em outro país, usando outra língua, fazer isso. Moisés escreveu o Gênesis em hebraico, os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João escreveram em grego – MAS O NOME DE JESUS, aliás, seus dois nomes, POSSUEM O MESMO FATOR NUMÉRICO USADO EM GÊNESIS.

E então? Pronto pra começar? Ah, mais uma vantagem que você poderá utilizar: PODE PEDIR AJUDA AOS UNIVERSITÁRIOS!

Bem, sabe de uma coisa? Aposto que nem usando um computador você consegue vencer este desafio. Mas será que alguém, algum “cético de mente brilhante”, consegue?

Nenhum comentário: