sexta-feira, 10 de agosto de 2012

EVIDÊNCIA MATEMÁTICA NA BÍBLIA... OU MERA COINCIDÊNCIA?


Os números são usados na Bíblia por simples acaso ou fazem parte de um projeto sobrenatural?

Existem muitos números na Bíblia. Alguns deles aparecem em contextos que levam a crer que possuam significados ocultos. Vejamos três exemplos. Existem três números maiores que 100, que aparecem apenas uma vez no Novo Testamento. Dois deles só aparecem UMA VEZ na Bíblia toda.
1.º exemplo – O número 153
Quando Jesus ressuscitou, o Evangelho de João conta que os discípulos, que passaram a noite sem pescar nada, sob o comando de Cristo, apanharam surpreendentemente 153 grandes peixes (João 21.11). Por que exatamente 153? Se é simplesmente história de pescador por que não falar de 150, 160, 200 ou 300 peixes? Por que 153?
Coincidentemente o número 153 não é um número qualquer, mas possui algumas propriedades interessantes. É um número triangular. O que é um número triangular? Todo número que é a soma de uma seqüência a partir do 1. Exemplos:
1
1 + 2 = 3
1 + 2 + 3 = 6
1 + 2 + 3 + 4 = 10
1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15
1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 = 21

etc.
Agora, observem: Pelo calendário judaico, Jesus teria ressuscitado no dia 17 do primeiro mês (Nisan). Somando-se 1 + 2 + 3 + ... até 17, teremos exatamente 153. Em outras palavras: 153 é o triangular de 17. O número de peixes apanhado pelos discípulos depois da Ressurreição de Cristo é exatamente o triangular do número do dia da Ressurreição. Coincidência? Quais as chances desse número 153 ter sido escolhido por acaso pelo evangelista João?
2.º exemplo – o número 276
Quando aconteceu o naufrágio do navio em que o apóstolo Paulo era mantido como prisioneiro dos romanos, a Bíblia declara, de forma inequívoca, que o número dos tripulantes era de exatos 276 (Atos 27.37). Novamente um número exato. Por que não 250, 300, etc.?
Surpreendentemente 276 é outro número triangular. É triangular do número 23. Daqui a pouco veremos a relação entre 276 e 153.
3.º exemplo - O número 666 – Esse, certamente é o número bíblico mais famoso do mundo. Centenas de teses foram levantadas no decorrer da história, em várias (e muitas vezes vãs) tentativas de se desvendar o significado desse número misterioso.
Ele é citado num contexto sinistro. É o número da Besta (Apocalipse 13.18), símbolo de um grande ditador, que governará o mundo em um futuro próximo. Mais detalhes veja o estudo “APOCALIPSE COMENTADO”, no site www.arquivosete.webs.com.
Os três números (153, 276 e 666) estão relacionados com histórias envolvendo o MAR. Entretanto, possuem uma impressionante relação matemática entre si.
Se fôssemos construir o número 666 com 666 pedrinhas, na forma de um triângulo, teríamos o seguinte:
Bem, observem que todo triângulo possui outro bem no centro. Vamos chamá-lo de CORAÇÃO DO TRIÂNGULO.
Assim, o coração de 666 apareceria desta forma:
Sabem quantas bolinhas existem no coração de 666?
Surpreendentemente, exatas 153!
Percebem o significado disso? Os números 153 e 666 foram citados pelo mesmo escritor, João, em livros diferentes. E um está no centro do outro. Será que João sabia disso? Será que foi intencional?
Quais as chances matemáticas de dois números (maiores que 100) possuírem uma ligação matemática rara (um sendo o coração triangular do outro) e ambos serem citados por um mesmo escritor em livros diferentes? Quais as chances de ter acontecido por mero acaso? Agora vejamos a relação com o número 276.
Se cada triângulo possui um centro, temos que:
O centro do triângulo de 153 é 45;
O centro do triângulo de 276 é 78;
E o centro do triângulo de 666 é 153.
Qual o resultado total da soma de todos os três centros?
45 + 78 + 153
Exatamente 276!
Vou repetir: Três números triangulares aparecem em contextos específicos na Bíblia. Um está no centro triangular do outro, e a soma do centro dos três é exatamente igual a um dos três. Matematicamente, as chances de um evento deste tipo acontecer por simples coincidência são muito, muito pequenas.
O que você acha?
Moacir R. S. Junior - morganne777@hotmail.com

23 comentários:

Chocolate Black Metal disse...

Interessante..

Anônimo disse...

E esse triângulo inscrito dentro de outro triângulo faz parte da bandeira de Israel, terra por onde Jesus passou a vida, e que desde sempre foi cenário de conflitos religiosos.

Zequias Tavares disse...

Muito interessantes essas pesquisas, contribuem em muito para o conhecimento mistico/espiritual enriquecendo as almas.





Zequias Tavares disse...

AMIGO MOACIR< PAZ E GRAÇA!
OBRIGADO PELO RETORNO DO EMAIL. ESTOU COM DIFICULDADE P/ DIALOGAR POR EMAIL. ESTOU NO FACE. PODERIA ADICIONAR-ME? TROCARÍAMOS ALGUMAS IDEIAS. GRATO! ABRAÇO ATÉ QUALQUER HORA.

Unknown disse...

Olá queria saber o q o número 23 significa para os judeus

Unknown disse...

Olá queria saber o q o número 23 significa para os judeus

Unknown disse...

Olá queria saber o q o número 23 significa para os judeus

Unknown disse...

Olá queria saber o q o número 23 significa para os judeus

Moacir R. S. Junior disse...

Para o Emanuel Cortez: Meu amigo, infelizmente, eu não tenho nada específico sobre o significado do número 23 (na visão judaica). Apesar desse número aparecer na Bíblia, não encontrei ainda nenhum significado especial nele. Mesmo que não apareça explicitamente em Atos dos Apóstolos, é possível que haja algum significado envolvendo o número de náufragos (Atos 27), pois o número 276 é o triangular de 23!
Em algumas cópias do livro de Atos em grego, a palavra EKKLESIA (de onde vem a palavra IGREJA) aparece exatamente 23 vezes. Não sei se isso significa alguma coisa, pois somente em Atos aparece o triangular de 23, ou seja, 276.
No momento, só tenho essa informação (não sei qual o motivo da tua curiosidade, mas suponho que tenha algo a ver com o filme protagonizado por Jim Carrey, "NÚMERO 23". Estou certo?).
Shalom!!!

Anônimo disse...

Interessante. No trinagulo do 666 vc na linha maior do triangulo do centro, vc deixou uma bolinha de fora em cada extremidade... E a bolinha "solitaria" se localiza na na penultima linha da base do triangulo, ou seja, vc limitou-o para dar os 153.

Nos outros trinagulos, a bolia solitaria encontra-se na base do trinagulo e na linha do centro vc utilizou todas as bolinhas... Assim fica facil.... A mesma regra pra montar o coracao de um triangulo tem q servir pra montar a do outro, nao acha?

Álvaro Braga Alves Pinto disse...

Olá! Bela observação. Mas veja q o triângulo de 666 tem uma base par (36) e com isto não possui uma bolinha central! Os outros sim!

Moacir R. S. Junior disse...

A respeito dos "corações" dos triângulos, o Álvaro Pinto já esclareceu a questão. Eu só gostaria de acrescentar: Todo triângulo (formado a partir de pontinhos ou pedras) possui somente um "coração", mas esses "corações" podem ser uma de duas formas: 1 - Quando possui um centro 2 - Quando não possui esse centro (ou bolinha central). No caso, os centros triangulares de 153 e 276 possuem as mesmas características. O de 666, não. Os números triangulares são muitos ricos em propriedades interessantes. E a conexão deles com os números estrelares-hexagonais é ainda mais espetacular. Sempre me impressiono quando lembro do caso de Gênesis 1.1 (as 7 primeiras palavas da Bíblia). Em uma simples frase, existe uma estrutura tão complexa de números figurados que a gente se pergunta como isso foi elaborado. Por exemplo: A quantidade de letras (28) é exatamente o triangular da quantidade de palavras (7). Dois triângulos de 28 gera o estrelar-hexagonal 37 (justamente um dos fatores do valor numérico da primeira frase bíblica). O valor de Gênesis 1.1 é exatamente o triangular de 73 (inverso de 37). E, num triângulo de 73, o "coração" dele é justamente o triângulo de 37. E assim por diante. Mais detalhes, veja minha série de estudos em power point (ou pdf), intitulada: "O CÓDIGO GÊNESIS". Obrigado pela participação (crítica e observações) de todos vocês.

Cris disse...

Olá. Gostei muito de seus estudos sobre os números e a Bíblia. Gostaria de saber se tens mais estudos sobre o número 17 na Bíblia ou em outros lugares, pois tenho sido 'perseguida' por esse número e pelo número 7, queria muito saber mais sobre o que querem dizer. Sobre o 7 sempre acho muita coisa, mas sobre o 17 comecei a encontrar a pouco tempo. Obrigada.

Moacir R. S. Junior disse...

Olá, Cris. Obrigado pela visita. Sobre o número 17, eu o cito aqui e ali no meio de tantos estudos sobre Matemática Bíblica, mas não tenho nada dedicado exclusivamente a ele, até onde me lembro. Só que o que posso dizer, por enquanto, é recomendar que leia a série "O CÓDIGO GÊNESIS", pois de vez em quando o 17 aparece por lá. Futuramente, se Deus quiser, farei um estudo mais detalhado somente sobre ele.

Unknown disse...

Achei muito interessante. Realmente, parece evidente, que esses números citados por São João, não são aleatórios, mas se não são, o que eles significão? O que o Evangelista quis "nos dizer"? É a indicação de uma data? Um determinado número de pessoas? Agradeço se alguém puder me orientar, me dar mais informações ou me indicar. aonde posso pesquisar este caso específico.
Grato.
Meu nome é Ezio de Souza Vieira.
E-mail: eziodesouuza@uol.com.br

Moacir R. S. Junior disse...

Ezio, se não o viu ainda, recomendo baixar os estudos em pdf intitulados "O CÓDIGO GÊNESIS", em 34 partes (até agora). Mas, antes de tudo, veja o estudo "COMO DEUS AUTENTICOU O GÊNESIS", também em pdf, número 203. A tese defendida é que Deus usa a matemática para provar que Sua Palavra não pode ter sido invenção humana. Analise as evidências e veja se possuem algum fundamento.

Carlos Dias disse...

Okay, mas e o " CORAÇAO DO TRIANGU " "45" ? NAO TERIA QUE ENTRAR NA CONTA ?!

Davi Andrade disse...

Diante de todas suas pesquisas sobre a matemática de Deus, que relevância elas teriam no plano da salvação da humanidade, no tocante ao amor de Jesus Cristo?

Moacir R. S. Junior disse...

Para o Davi Carvalho:

Davi, a relevância da Matemática Bíblica é a Apologética. Ou seja, como sabemos sobre o Plano de Deus para a salvação da Humanidade, por meio de Jesus? Através da Bíblia. E como sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus? Existem evidências de várias categorias, e uma destas envolve a Matemática. Mais detalhes, por favor, veja este estudo:

http://www.arquivo7.com.br/2018/04/o-poder-atomico-nuclear-da-matematica.html

Elis disse...

Olá, sou professora de matemática e achei seu estudo muito interessante. Tenhobum perfil no instagram onde compartilho resumos matemáticos, e gostaria de saber se poderia usar essas suas pesquisas como base para eu fazer algumas postagens sobre matemática e a biblia?

Moacir R. S. Junior disse...

Olá, Elis! Seja bem vinda ao mundo da Matemática Bíblica. Sim, pode ficar à vontade em compartilhar estas pesquisas nos seus estudos. Mas gostaria de sugerir que você desse uma olhada na nossa página principal (www.arquivo7.com.br), pois esta aqui se encontra um pouco desatualizada. Ah, e você vai encontrar coisas muito mais interessantes (sobre a conexão Matemática e Bíblia) na ENCICLOPÉDIA ARQUIVO 7. Mantenha contato.

Moacir R. S. Junior disse...

Ainda para a Elis: Se puder, deixe seu endereço (Instagram) aqui.

Elis disse...

Muito obrigada, caso eu use realmente os estudos deixarei todas as referências ao site e a sua pessoa... Deus abençoe!!! O instagram é
@_matgram