terça-feira, 21 de agosto de 2012

A INCRÍVEL MATEMÁTICA DO NOME ISRAEL


Os números possuem muitas propriedades interessantes e misteriosas. Os matemáticos costumam dar nomes exóticos a vários tipos de números cujas propriedades são raras. Temos os números primos, números perfeitos, números triangulares, números narcisistas, e assim por diante.
Hoje vamos falar dos números estrelares hexagonais. Para identificarmos esse tipo de número primeiro temos que conhecer os números hexagonais.
O que é um número hexagonal? É todo número formado a partir da fórmula: 
3n(n-1) + 1. Vamos ilustrar para ficar mais claro: se queremos desenhar uma figura hexagonal usando bolinhas ou pedras, a primeira figura terá, obrigatoriamente, 7 pedras. 
Temos aí uma figura de seis lados, ou seja, um hexágono. Aqui os matemáticos costumam fazer uma subdivisão. Se tirarmos a pedra do centro, teremos apenas seis, mas ainda formando uma figura de seis lados, uma figura hexagonal. A figura sem a pedra no centro é chamada de NÚMERO HEXAGONAL. Com a pedra central (perfazendo sete) é mais conhecida como NÚMERO HEXAGONAL CENTRALIZADO.
Mas neste texto vamos chamar a figura acima apenas de NÚMERO HEXAGONAL e pronto.
Bom, nesse sentido, ninguém consegue fazer uma figura hexagonal com menos de sete pedras.
Se tentarmos fazer uma figura maior só conseguiremos se usarmos 19 pedras. E o número de pedras irá crescer na medida em que a figura aumentar. Com a fórmula 3n(n-1) + 1 podemos descobrir todos os números hexagonais a partir do primeiro. Só como curiosidade, os 7 primeiros números hexagonais são: 1, 7, 19, 37, 61, 91 e 127. Mesmo que não possamos formar uma figura hexagonal usando o número 1, a fórmula exige que contemos com ele.
Bem, a partir do hexágono é que surge a estrela hexagonal, também conhecida como Estrela de Davi, um dos símbolos da nação de Israel. Será que podemos desenhar uma estrela hexagonal usando bolinhas ou pedras?
Claro. Partindo do primeiro número hexagonal, 7, é só colocarmos uma pedra em cada um dos seis lados e teremos a primeira estrela hexagonal. Vejam aqui:
Quantas pedras essa primeira estrela possui? Exatamente 13 pedras. Portanto, 13 é o primeiro número ESTRELAR HEXAGONAL (isto é, que forma uma estrela de seis pontas).
Além do 13 que outro número estrelar hexagonal podemos encontrar? A fórmula matemática é: 6n(n-1) + 1. 
Usando esta fórmula podemos encontrar qualquer número estrelar hexagonal.
Por exemplo, se você quiser saber qual é o primeiro número estrelar hexagonal só precisa substituir a letra “n” da fórmula pelo número 1. O resultado é 1, apesar de que uma pedrinha só não forma visualmente uma estrela hexagonal.
Agora substituía os “n” da fórmula por 2, e você terá o segundo número estrelar hexagonal que é o nosso conhecido 13.
Ex.: A fórmula é 6n(n-1) + 1.
Agora, substituindo o “n” por 2, temos:
6.2 (2-1) + 1. Resolvendo:
6.2 (ou 6 x 2) = 12
(2 – 1) é igual a 1.
12 x 1 é 12 mesmo. Somando com o último 1 da fórmula, teremos 13 (que já foi demonstrado figurativamente acima).
Só como desafio, descubra qual é o 1000.º número estrelar hexagonal. Você só terá que substituir a letra “n” por 1000 e ir até o final.
Bem, abaixo de 1000 só existem 13 números estrelares hexagonais:
1, 13, 37, 73, 121, 181, 253, 337, 433, 541, 661, 793 e 937.
Os números estrelares hexagonais são infinitos. E lembre-se: eles existem independentemente da existência do Universo. Ou seja, mesmo antes do Universo existir ou se deixasse de existir, jamais afetaria o fato de que os números estrelares hexagonais são e sempre serão 1, 13, 37, 73, 121, 181, 253, 337, 433, 541, 661, 793 e 937, etc.
Agora estamos prontos para entendermos o mistério sugerido pelo título deste artigo. A estrela hexagonal é mundialmente conhecida como ESTRELA DE DAVI, pois, de acordo com antigas tradições, eram usadas nos escudos dos soldados do rei Davi. Na verdade, o nome DAVI, em hebraico é formado por apenas três letras (DVD). A letra “D” (chamada DÁLETH em hebraico) parece-se com um triângulo (é equivalente ao DELTA grego).
É como se o nome de Davi possuísse dois triângulos, um no inicio e o outro no final. Juntando dois triângulos (um invertido) temos a origem da estrela hexagonal. O fato é que a estrela hexagonal está no centro da bandeira de Israel.
Atualmente, no meio dos cristãos existem acalorados debates sobre a estrela hexagonal. Os mais exaltados juram que ela é um símbolo satânico, usado desde tempos imemoriais (no antigo Egito), etc. Muitas vezes os cristãos esquecem que o diabo é um grande artista da imitação e, de tanto imitar ou fraudar as obras de Deus, acaba sendo reconhecido como autor de coisas que, na verdade, nunca criou.
Creio que a estrela hexagonal é um exemplo dessa imitação diabólica, pois existem muitas coisas na natureza (por exemplo, os cristais de neve) que possuem claramente a figura dessa estrela em seu centro – E é claro que foi Deus quem criou a neve. Mas, apesar disso, a mesma estrela é usada nos círculos ocultistas.
Para mim essa estrela simboliza a aliança entre Deus e o homem (mais detalhes veja um estudo em slide intitulado “Alma Gêmea Matemática”, disponível no site www.arquivosete.webs.com na seção de slides. Leia também o texto "SERÁ QUE DEUS  COLOCOU SUA ASSINATURA NA NEVE?", aqui:
Bem, quando Jacó lutou com o Anjo do Senhor até o raiar do dia, recebeu um novo nome.
“Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.” (Gênesis 32.28).
Por que ISRAEL? Lembre-se: Israel foi um nome dado ao patriarca Jacó por um anjo. Mas por que Israel? Parece que toda criança que freqüentou a Escola Bíblica Dominical sabe que Jacó recebeu o nome ISRAEL por que lutou com Deus e este nome está relacionado com luta. Porém existe mais coisa.
Não é segredo para os estudiosos que as antigas letras hebraicas e gregas possuíam valores numéricos, pois esses povos (mesmo já praticando matemática) ainda não conheciam os algarismos. Qualquer livro de história da Matemática fala disso.
Nesse caso toda palavra citada na Bíblia possui um valor numérico, pois a Palavra de Deus foi escrita em dois alfabetos alfa-numéricos (o grego e o hebraico, com pequenas porções em aramaico).
Se somarmos a palavra ISRAEL teremos:
Você está lembrado de ter visto este número recentemente? Sim, ainda hoje você o viu. E não faz nem meia hora. Veja a lista acima, dos primeiros 13 números estrelares hexagonais. Observe lá quem é o 10.º.
Sim, isso mesmo. O nome ISRAEL (cuja nação tem como símbolo uma ESTRELA HEXAGONAL) tem, na língua original hebraica o valor numérico de 541, que, na linguagem matemática, é exatamente um NÚMERO ESTRELAR HEXAGONAL, uma classe de números raros.
Isso seria apenas coincidência?
“Eu o vejo, mas não no presente; eu o contemplo, mas não de perto; de Jacó procederá uma estrela, de Israel se levantará um cetro que ferirá os termos de Moabe, e destruirá todos os filhos de orgulho.” (Números 24.17).
Moacir R. S. Junior – morganne777@hotmail.com


Um comentário:

Zequias Tavares disse...

Muito esclarecedor bem como válido e importante, diante dos dias de lamentavel e quase generalisada alienação